FIQUE POR DENTRO

"Nosso destino nos une e separa de pessoas. Mas nenhuma força será tão grande exceto Deus, para fazer esquecer as pessoas que por algum motivo um dia nos fizeram feliz".

(Otávio Conti)

 

VÍDEOS

NOTÍCIAS

CURIOSIDADES

DICAS DE SITES E BLOGS

DICAS DE LIVROS

Julho/2016

NOTÍCIAS

VÍDEO, VIRTUDES E VALORES

O site de viagens Momondo produziu um vídeo que tem quebrado preconceitos e mostrado como somos muito mais conectados do que pensamos. Em parceria com a AncestryDNA, o projeto The DNA Journey fez o exame de DNA de 67 pessoas para mapear a sua ancestralidade genética.

Os participantes do vídeo, que já teve mais de 29 milhões de visualizações, são atores e figurantes encontrados através de agências, mas cada um teve seu próprio DNA examinado e suas reações aos resultados são “espontâneas”, disse a companhia ao Today.

No vídeo, alguns dos participantes da experiência demonstram alguns de seus preconceitos antes de terem o DNA examinado. “O que você pode contar que eu já não saiba?”, diz Jay, que diz ter orgulho de ser inglês e admite não gostar de alemães. Depois do teste, porém, ele descobriu que é 55% irlandês, 30% inglês e 5% alemão.

 

Uma curda, que mantinha antipatia pela Turquia, descobriu ter ancestrais turcos. Ela até mesmo descobriu que um dos participantes na pesquisa era seu primo distante: Waj, que se descobriu descendente de judeus e muçulmanos.

Um jovem da Islândia que dizia ser “100% islandês” descobriu ter ascendência na Europa Oriental, em Portugal, na Espanha, na Itália e na Grécia. Já uma francesa, que dizia não gostar de ingleses, descobriu ser 33% inglesa. “Acho que isso deveria ser obrigatório”, disse ela depois de ver os resultados. “Não haveria extremismo no mundo se as pessoas conhecessem suas raízes dessa maneira”.

SILVIO SANTOS RECEBE DOUTORADO HONORIS CAUSA DO GRUPO EDUCACIONAL INEPE/FACINEPE
Enviado por: Monique Pimentel

 
Neste domingo, 10 de julho, Silvio Santos receberá o título de doutor honoris causa em Comunicação do Grupo Educacional Inepe/Facinepe. A entrega será feita pelo reitor e CEO do Grupo Prof. Dr. Faustino Júnior e pelo vice-reitor Prof. Dr. Thiago Nicolau de Araújo no programa deste final de semana. “Silvio é o maior comunicador do Brasil e é inestimável sua contribuição para o aprimoramento dos estudos da comunicação”, destacou o reitor e CEO durante o programa.

O título foi expedido pela Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar), instituição mais antiga do Grupo Educacional Inepe/Facinepe. A indicação partiu do CEO e foi aprovada de forma unânime pelo Conselho Superior da faculdade. “Diploma de Doutor em Comunicação? Agora eu sou doutor! Quero avisar: funcionário do SBT que não me chamar de “Doutor”, tá na rua! Tá despedido!”, brincou o apresentador mais irreverente do Brasil arrancando gargalhasdas da plateia. “Muito obrigado pela gentileza. A honra foi minha.”, completará Silvio.

O doutorado honoris causa representa a maior honraria que uma instituição de ensino pode conceder a uma personalidade. O Grupo Educacional Inepe/Facinepe tem mais de 100 unidades e é o mantenedor de algumas das mais excelentes instituições de ensino superior do Brasil, segundo avaliações do Ministério da Educação (MEC). Atualmente possui mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão, tendo se consolidado como referência no ensino médico continuado.
________________________________________

FEIJÃO E LEITE ESTÃO CAROS? SUBSTITUA E OBRIGUE O MERCADO A BAIXAR
Autora: Andréa Fassina, da redação do SóNotíciaBoa.

Feijão, cenoura, tomate, frutas, hortaliças, leite estão caríssimos! E o brasileiro precisa aprender a não comprar o que está caro: a usar a lei da oferta e da procura em seu benefício, não contra si.

Se o produto encalhar na prateleira, o dono do mercado vai ter que baixar o preço para não perder o dinheiro investido. É questão de tempo.
 
Enquanto o preço não cai, o consumidor deve substituir o que está caro, por produtos semelhantes, mais baratos.

Quem ensina é a professora Alexandra Freitas, do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

“Quando você pensa em comida típica brasileira, lembra logo do tradicional feijão com arroz, mas também pela alta dos preços, os brasileiros podem deixar de consumir essa combinação, que é muito nutritiva. Contudo, é possível realizar substituições por outros alimentos que têm os mesmos benefícios”, afirma a Alexandra.

Para uma alimentação saudável e balanceada, recomenda-se a ingestão de alimentos de todos os grupos alimentares. É a partir da classificação dos alimentos nesses grupos que podemos pensar em substituições para os itens de custo mais elevado na atualidade.

Feijão

O feijão, dentre eles o carioca, é essencial para nossa alimentação, principalmente quando combinado com seu par, o arroz.

Pode ser substituído por outros tipos de feijões ou leguminosas que estejam com melhor preço, como feijão preto, lentilha, soja e grão de bico.

A compra desses itens a granel, em região de zona cerealista, pode contribuir para a economia doméstica, mantendo uma boa qualidade nutricional das refeições.

Cenoura e o tomate

Eles podem ser substituídos por outros legumes de cor vermelha, amarela ou alaranjada, que também serão ricos em Vitamina A e Betacaroteno, como as abóboras e pimentões.

As frutas de mesma coloração como manga, pêssego, caqui, mamão e melancia também podem ser boas opções para o consumo desses nutrientes.

Leite

Principal fonte de cálcio em nossa alimentação, o leite pode ser substituído por seus derivados, como os iogurtes e queijos, tendo cuidado com o teor de gordura e sódio desses itens alimentares. Vegetais verdes escuros como brócolis, couve e outros; as frutas secas, oleaginosas e sementes (nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim) também são fontes deste mineral e podem ser adicionados com frequência na alimentação diária em pequenas porções.

Com criatividade, pesquisa de preços e conhecimento da safra dos alimentos é possível manter uma alimentação de qualidade, equilibrada, sem comprometer a “saúde do bolso” e do corpo.
________________________________________

CAPIM CITRONELA – PLANTA É ALIADA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Ótima para afugentar mosquitos, esta planta deve ser plantada em vasos, jardineiras ou em canteiros. Importante plantar em um local favorável ao vento para espalhar odor.

Características da espécie:
o            Nome científico: Cymbopogon winterianus
o            Nomes populares: Citronela, Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilão
o            Família: Poaceae
o            Categoria: Medicinal, Plantas Hortícolas
o            Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
o            Origem: Ásia, Índia, Indonésia, Java, Sri Lanka
o            Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
o            Luminosidade: SolPleno
o            Ciclo de Vida: Perene

Deve ser cultivada no sol, em solo fértil, bem drenado e adubado.  Planta com rápido crescimento possui folhas levemente cortantes.

Existem diversas formas de aproveitar as características repelentes dessa planta, mas uma interessante é fazer um chá com as folhas e usá-lo para limpar o chão e janelas.
Planta apresenta efeitos alelopáticos positivos, repelindo pragas e desta forma protegendo outras plantas que estejam ao redor.

Especialistas sugerem óleos essenciais de andiroba e de citronela. "O cheiro forte causa uma intoxicação nos insetos semelhante à que ocorre por ação dos inseticidas", afirma Odair Bueno, do departamento de entomologia urbana do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro (SP).
________________________________________

PAPA FRANCISCO DIZ QUE IGREJA DEVE PEDIR DESCULPA AOS GAYS
Fonte: Só Notícia Boa

Mais uma do Papa Francisco contra o preconceito!

Ele disse neste fim de semana que a Igreja “não deve descriminar” a comunidade ‘gay’, relembrando que de acordo com o Catecismo católico, devemos sempre “respeitar” os outros.

O maior representante da Igreja Católica fez as declarações durante o seu voo de volta a Roma, após uma visita à Armênia.

O Papa disse que se podem condenar alguns comportamentos “ofensivos para os outros” mas “não por razões ideológicas”.

Contudo, se “uma pessoa tem boa vontade e procura Deus”, “então não há razão para julgar”, independentemente da sua orientação sexual.

Quando questionado sobre a necessidade da Igreja pedir “desculpa” aos homossexuais, o Papa respondeu que os cristãos devem fazê-lo não só “àquela pessoa que é gay e que foi ofendida” mas também “aos pobres, às mulheres e às crianças exploradas”.

Aceitação dos divorciados

O Papa, de 79 anos de idade, recordou que quando era criança havia uma mentalidade católica “fechada” na sua cidade natal de Buenos Aires, onde era mal visto entrar na casa de divorciados.

“Mas a cultura mudou, graças a Deus.”

“Como cristãos devemos pedir desculpas não só sobre este assunto”, acrescentou. “Devemos pedir perdão por não ter “acompanhado muitas famílias”.

No fim do discurso, o pontífice reforçou a ideia de que as “desculpas” não bastam, é também preciso procurar o “perdão”.

“Devemos orar para que o Senhor possa acabar com as ervas daninhas e para que haja mais grão.”
________________________________________

SÉRGIO MORO É OVACIONADO DURANTE SHOW DO CAPITAL INICIAL EM CURITIBA
Fonte: Jornal O Povo

Juiz foi homenageado pelo vocalista Dinho Ouro Preto com a música "Que país é esse?"  

O juiz federal Sérgio Moro foi ovacionado durante apresentação da banda Capital Inicial em Curitiba, na noite desse sábado, 25. O vocalista Dinho Ouro Preto, que costuma dedicar a música “Que País É Esse?” a pessoas envolvidas com corrupção, dessa vez fez diferente. O cantor  dedicou a canção ao juiz federal, que assistia ao show de um camarote.

“Eu sinto uma frustração muito grande, não me sinto representado por ninguém. Eu gostaria que o Brasil voltasse a ser governado pelas nossas mãos. Nós sempre dedicamos essa música a envolvidos em corrupção. Poderia ser o Paulo Bernardo ou o Eduardo Cunha, mas desta vez vamos dedicar a alguém que está aqui assistindo, que é o juiz Sérgio Moro”, disse o vocalista do Capital Inicial, de acordo com a rádio Lado B.

Em seguida, a plateia se voltou para o juiz e o aplaudiu por cerca de um minuto. Em vídeo gravado do camarote, é possível ver Moro se levantar e agradecer à plateia com um gesto de reverência. O juiz também acenou para o palco, em agradecimento à homenagem de Dinho Ouro Preto.

 

________________________________________

FIQUE ALERTA: RIO TERÁ FAIXAS OLÍMPICAS DE TRÂNSITO EM 25 DE JULHO, E MULTA DE R$ 1.500
Rodrigo Mattos
Do UOL, no Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que passarão a funcionar no dia 25 de julho as faixas exclusivas para trânsito para a família olímpica (atletas, dirigentes e imprensa). Serão 260km que envolvem a zona oeste, zona sul, centro. Haverá ainda restrição de caminhões de cargas que se estenderão por dois meses na cidade. O motorista que desrespeitar as faixas está sujeito à multa de R$ 1.500.00.

As faixas olímpicas são uma exigência do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os deslocamentos de seus grupos. Assim, visa garantir que suas equipes cheguem no horário dos eventos. Estarão válidas até o final da Olimpíada.

"O objetivo não é dar um deslocamento mais rápido a família olímpica, mas mais previsível. Para que não exista nenhum prejuízo às modalidades", explicou o secretário municipal de transportes do Rio, Rafael Picciani.

No Rio, serão 21 faixas olímpicas, em um total de 260 km. Desse total, 164km serão exclusivos, e os outros serão divididos com ônibus e taxis.

Entre as vidas mais importantes atingidas, estão a Av Américas (Barra da Tijuca), transolímpica, Linha Amarela (zona oeste), Av Brasil, Niemeyer, Previdente Vargas, e ruas importantes de Copacabana. No dia 25 de julho, data da abertura da Vila Olímpica, as faixas começarão a funcionar parcialmente, e estarão plenamente em operação no dia 31 de julho.

Além das faixas, haverá restrição de trânsito de caminhões de grandes de cargas, entre 6 horas da manhã e 21 horas, no centro e em boa parte da zona sul, incluindo Copacabana. Isso valerá de 18 de julho até 18 de setembro, isto é, por dois meses.

Haverá restrição inclusive na Av Brasil, principal via de entrada de produtos da cidade. Nos horários de 6h às 10h, e de 18h a 21h, caminhões de grande porte não poderão circular nesta vida. Como substitutos, serão utilizados veículos de carga menores que causam menos impacto.

Foram decretados três feriados no Rio em dias mais complicados dos Jogos, incluindo a abertura e o encerramento, além do dia da prova de triatlo que se estenderá pela Praia do Flamengo.
________________________________________

CIENTISTAS BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA LEISHMANIOSE

Cientistas brasileiros criaram uma vacina para combater a transmissão da Leishmaniose, doença que obriga milhares de donos de cães a sacrificar seus animais para o controle da doença, como manda o Ministério da Saúde.

A vacina foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz/MG).

O estudo inédito utiliza proteína do próprio inseto flebótomo, responsável pela transmissão do protozoário, para interferir no seu ciclo biológico.

“Como a leishmaniose é uma doença que precisa do inseto para se espalhar, a ideia é bloquear o mosquito transmissor. Uma vez que o cão infectado recebe a vacina, o protozoário causador da doença não consegue infectar o inseto. Dessa forma, quebra-se o ciclo da infecção”, explica o coordenador da pesquisa Rodolfo Cordeiro Giunchetti, médico veterinário e professor do Departamento de Morfologia da UFMG.

O professor diz que a intenção principal do soro é causar desequilíbrio no inseto, por meio da diminuição do número de ovos e do bloqueio da infecção em seu organismo.

Ao se alimentar do sangue de um cão que esteja imunizado, o inseto transmissor irá ingerir, junto do sangue, anticorpos contra suas próprias proteínas.

Isso vai evitar que o flebótomo leve para outros hospedeiros o parasita Leishmania chagasi.

A pesquisa

 O estudo de desenvolvimento da pesquisa contou com a participação de 13 pesquisadores e financiamento da Capes, CNPq e Fapemig, entre outras instituições federais.

Ele foi feito em duas etapas. A primeira delas foi o teste da vacina em camundongos para verificar quais seriam os efeitos colaterais e os resultados.

“Nessa etapa, observamos que os insetos alimentados no grupo de camundongos imunizados põem um número de ovos significativamente menor do que quando se alimentam no grupo controle, que recebeu placebo”, esclarece o professor.

Em um segundo momento, a vacina passou a ser aplicada em cães infectados e também mostrou os mesmos resultados positivos.

O próximo passo, segundo o professor, é associar a vacina a outros medicamentos que venham a ser lançados e que não sejam capazes de impedir completamente a infecção de cães.

Falta financiamento

Embora a pesquisa já tenha patente depositada, não há previsão de quando ela irá chegar ao mercado.

“Estamos vivendo uma situação política complicada, a ciência vem recebendo cada vez menos recursos. Com isso, a medicação pode demorar até dez anos para ser comercializada”, lamenta Giunchetti.

Seres Humanos

A leishmaniose também pode atingir seres humanos. Entretanto, diferentemente da forma como se manifesta nos cães, nas pessoas o protozoário responsável pela doença normalmente não se aloja na pele, mas em órgãos como medula óssea, baço e fígado.

Por isso, quando há infecção humana, não há necessidade de eutanásia – procedimento que inclusive é proibido no Brasil.

“A espécie que causa a leishmaniose visceral aqui no Brasil tem essa característica e é transmitida no chamado ciclo zoonótico. O homem é um simples hospedeiro acidental, que acaba se infectando. Desse modo, quem mantém o ciclo no ambiente urbano é o cão e, exatamente por isso, uma das ações de controle é o sacrifícios dos animais”, explica o professor.
________________________________________

IGREJA ABRE AS PORTAS E ABRIGA MORADORES DE RUA NAS NOITES DE FRIO
Fonte: Sonoticiaboa

Uma igreja está dando exemplo nesses tempos frios no Rio de Janeiro.

A Igreja Metodista do bairro Triângulo, em Três Rios, abriu as portas provisoriamente para abrigar moradores de rua, ou “em situação de rua”: pessoas que dormem nas calçadas, escadarias e praças próximas.

Rafael Raposo, pastor da igreja, disse que a iniciativa já vem sendo adotada em outras cidades e por outras instituições religiosas. Isso fez com que chamasse sua atenção para que algo semelhante pudesse ser feito no município.
 
De acordo com Rapozo, a medida complementará o trabalho que já vem sendo realizado pela igreja com a distribuição do sopão.

“A gente ia distribuir a sopa e ouvia alguns desses desabrigados reclamando do frio e de não ter um local quente para passar a noite. Isso me tocou demais, foi ai que lá na igreja nós tivemos a ideia de fazer algo”, conta.

Rafael disse que já entrou em contato com as instituições e órgãos da cidade, pedindo apoio com doações, mas principalmente para avisem sobre a iniciativa para os moradores de rua que encontrarem.

O albergue provisório montado na igreja estará diariamente das 20h às 8h.

Serão oferecidos agasalhos, roupas, o tradicional sopão, lanche e ainda banheiro para que as pessoas possam tomar banho.
________________________________________

PAPA DIZ QUE FESTA TEM QUE TER VINHO: NÃO DÁ PRA BRINDAR COM CHÁ
Fonte: Uol

Profano ou não, o pontífice defendeu o vinho numa clara absolvição da festa de bacco, Deus do vinho.

Depois de saudar casais que celebram 50 anos de matrimônio, o papa Francisco disse que “não se pode encerrar uma festa de casamento bebendo chá”.

“Seria uma vergonha. O vinho é necessário para uma festa”, afirmou o líder da Igreja Católica na tradicional audiência geral, no Vaticano, diante de 20 mil fiéis que lotaram a praça São Pedro.

Francisco também elogiou os casais que estão há meio século juntos e ressaltou que eles são exemplos para os jovens.

Esse sim é que é o vinho bom da família, o vosso é um testemunho que os jovens casais devem aprender. Obrigado pelo vosso testemunho”, comentou.

Durante seu discurso na audiência geral, o Papa também recordou trechos do Evangelho e falou sobre o primeiro sinal de misericórdia de Jesus nas bodas de Caná e sobre a transformação da água em vinho, seu primeiro milagre.

“Indica a transformação da antiga Lei de Moisés no Evangelho portador da alegria”, disse Francisco.

“Em Caná os discípulos de Jesus se tornam a sua família e nasce a fé da Igreja. Àquelas núpcias todos nós somos convidados, para que o vinho novo não venha mais a faltar”, comentou.
________________________________________

CLIENTE DEIXA GORJETA GENEROSA E RECADO A GARÇONETE E COMOVE A WEB

Freguês arredondou conta de US$ 22 para US$ 100 em Nova York.

Um cliente misterioso deixou uma gorjeta generosa e um recado comovente na conta de um restaurante do estado americano de Nova York.

A conta foi de pouco mais de US$ 22, mas o cliente arredondou o valor para US$ 100, segundo o restaurante The Breakfast Spot, da cidade de Cohoe.

O estabelecimento postou uma foto da conta no seu Facebook, contando a história, e a imagem viralizou nas redes sociais.

Com caneta, o freguês escreveu um recado para a garçonete Becky Nielsen, que o atendeu:
"A vida é curta, um amigo meu morreu na noite passada. Por favor, aproveite a noite com alguém que você ama. A vida é muito curta."

O restaurante agradeceu à garçonete e também "à generosidade do freguês".

Becky disse que ficou emocionada e quis levar adiante a mensagem do cliente misterioso. "Vão abraçar seus amigos, todos vocês." 'A vida é curta, aproveite a noite com alguém que você ama', ele escreveu.
________________________________________

MULHER MAIS VELHA DO MUNDO CONTA SEGREDOS PARA CHEGAR AOS 116
Fonte: Sonoticiaboa

A pessoa mais velha do mundo, informou esta semana o Guinness World Records, o “Livro dos Recordes”, é a italiana Emma Morano, de 116 anos.

Como nasceu em 29 de novembro de 1899, ela passou por três séculos. Mas o que faz uma pessoa viver tanto tempo?

Emma Morano disse ao jornal New York Times que sua longevidade se deve ao fato de ser muito positiva, ser independente e de ter hábitos alimentares diferentes.

A “supercentenária” contou que come três ovos por dia – dois crus e um cozido. E faz isso há 90 anos, desde que um médico a recomendou que se tratasse de uma anemia.

Morano complementa o consumo de proteína pura com porções de carne moída crua.

Além disso, a centenária gosta de massas e, no café da manhã, toma leite com biscoitos.

Ao contrário do que recomendam os especialistas e profissionais de saúde, Emma Morano come quantidade insuficiente de verduras, de acordo com entrevista do próprio médico da idosa, Carlo Bava, à agência de notícias AFP.

Morano gosta de brandy caseiro e doces e até hoje ocasionalmente come chocolate e doce de maçã com bolachas de sobremesa.

Os amigos que visitam a idosa muitas vezes a presenteiam com uma colomba, a torta típica italiana feita de manteiga e ovos. Ela também ganha panetones na época do Natal.

Separada

Emma Morano – a única sobrevivente da família de 8 filhos – também credita sua longevidade a sua independência – e a sua solteirice de longa data.

O grande amor da italiana morreu na Primeira Guerra Mundial e, em 1926, ela acabou se casando com outro homem – que, mais tarde, passou a se comportar de modo violento.

Ela teve um filho que morreu quando ainda era criança.

Sem conseguir ser feliz, ela abandonou o marido em 1938, algo pouco comum na época – sobretudo na Itália, país de forte influência da Igreja Católica.

Morano então teve que trabalhar em uma fábrica de sacos de juta e, em seguida, conseguiu um emprego como cozinheira.

A centenária afirma que, depois de se separar do marido, teve muitos pretendentes, mas nunca mais se casou. “Não queria ser dominada por ninguém”, disse ela ao New York Times.

Positiva

Quando foi informada que era considerada a pessoa mais velha do mundo, a reação de Emma Morano foi bem humorada: “Caramba! Sou velha como as montanhas.”

Segundo Rosi Santoni, parente que cuida dela, Morano está “muito contente” com o título.

Santoni disse ao jornal britânico The Telegraph que Morano tem boa saúde, levando em conta sua idade, e é uma pessoa muito positiva.

Mas a italiana tem uma vida social restrita, não apenas porque não escuta e nem enxerga muito bem, mas porque “todos seus amigos estão no cemitério”.

Faz muitos anos que Morano não sai de casa, porque se cansa muito rapidamente. Ela também dorme um pouco durante o dia, depois do almoço.

Emma Morano foi considerada a pessoa mais velha do mundo depois da morte, no dia 13 de maio, em Nova York, de Susannah Muchatt Jones, que também tinha 116 anos.

Jones, por sua vez, tampouco seguia a dieta mais recomendada por nutricionistas e atribuía sua longa vida ao consumo de ovos com bacon.
________________________________________

ESPERANÇA PARA PESSOAS QUE SOFREM COM QUEIMADURAS NA PELE
Fonte: Sonoticiaboa

Um pesquisador brasileiro está desenvolvendo uma membrana orgânica e mais barata para ser colocada na pele queimada e promover a regeneração e estimulação de células.

É uma pesquisa de pós-doutorado de Daniel López Angulou, que está sendo realizada na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, interior de São Paulo, com o apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O estudo promete ser uma solução mais barata do que as peles biossintéticas usadas hoje por quem sofreu queimaduras.

Daniel López Angulo investiga o uso de gelatina, quitosana, aloe vera e do muco excretado por caracóis para produzir o novo tipo de membrana.

O estudo é orientado pelo professor Paulo José do Amaral Sobral, cientista do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center).

“Muitas pessoas sofrem acidentes com água quente ou fogo, infelizmente, uma elevada percentagem destes acidentes ocorrem em famílias com recursos financeiros limitados e, além disso, a recuperação é lenta e gera grandes períodos de tempo em que a pessoa é incapaz de trabalhar, gerando um alto nível de estresse no grupo familiar. Nosso projeto busca desenvolver um material mais barato e eficaz que as membranas convencionais e enxertos”, afirma Angulo.

A membrana

A membrana é feita de uma matriz protéica, composta por gelatina suína e quitosana, fibra natural derivada da quitina, um elemento encontrado nas carapaças de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta.

Essa matriz dá sustentação ao material biológico que estimula a cicatrização.

Nela são aplicados dois componentes cujas propriedades de regeneração da pele e proliferação celular já foram demonstradas cientificamente: a aloe vera e o baba de escargot já utilizados na indústria cosmética.

A membrana, anteriormente congelada, passa pela liofilização, que consiste num processo de secagem no qual se utiliza um sistema de baixa pressão que permite uma remoção rápida e eficaz da água, resultando em um material altamente poroso e seco.

A membrana fica muito porosa como uma esponja, o que permite uma matriz de poros interligados que beneficiam o crescimento celular e a integração.

“O material é leve, de fácil de manipulação e muito flexível para aderir bem à pele, além de ser biodegradável e biocompatível, não gerando componentes tóxicos no processo de regeneração da pele, que consegue minimizar cicatrizes e marcas que muitas vezes permanecem por toda a vida.", explica.

A membrana é colocada na pele ferida, estimulando a cicatrização e regeneração das células.

A pesquisa

Até o momento, Angulo trabalhou na caracterização física, mecânica, e biodegradabilidade in vitro do novo material que está desenvolvendo.

Nesse estágio da pesquisa não é possível afirmar quanto mais barato será essa membrana em relação às peles biossintéticas de colágeno misturado com materiais sintéticos existentes hoje no mercado

Como próxima etapa, Angulo fará os testes de crescimento de fibroblastos (células que migram e proliferam durante a cicatrização de feridas, estão alojados no tecido conjuntivo e são responsáveis pela síntese de colágeno) incubados in vitro; escolherá um modelo biológico animal a ser aplicado, ainda este ano e, posteriormente, em humanos, se tudo correr conforme o planejado. O projeto deve ser concluído em 2017.
________________________________________

UBER COMEÇA VIAGEM COMPARTILHADA: DIVIDIR CUSTO COM OUTRAS PESSOAS

O Uber estreia nesta sexta-feira, 29, mais um serviço que promete causar polêmica.

É o UberPOOL, que permite ao passageiro compartilhar sua viagem com outras pessoas desconhecidas, que estejam indo para o mesmo lugar, ou na mesma direção.

Ele pode viajar com mais uma pessoa – ou seja, cada pedido pode ter um máximo de 2 pessoas – e poderá compartilhar sua viagem com outro usuário. O limite máximo é de 4 pessoas no carro, além do motorista.

A empresa promete que com a inovação o passageiro vai poder economizar até 40% – do que no uberX – saber antes quanto vai pagar e ainda colaborar com o trânsito da sua cidade.

Como funciona
•Na opção uberX no seu app, digite seu local de partida e destino.
•O local de destino não pode ser alterado durante a viagem.
•Em seguida toque em “definir local de partida”.
•Selecione a opção “carro compartilhado” – máximo de 2 passageiros por solicitação.
•Em seguida, toque em “solicitar POOL” – o preço que você vê é o preço que você pagará.
•O uberPOOL poderá encontrar outros usuários que estejam indo na mesma direção que você.
•Acontecendo isso ou não, você sempre pagará o valor exibido no momento que selecionou sua viagem.

E se viagem não for compartilhada com outra pessoa?

Se não houver nenhuma pessoa perto de você com uma rota similar, você seguirá viagem sozinho, igual a um uberX.

Onde

Por enquanto a empresa informa que o UbePool está disponível em São Paulo, na região do centro expandido da cidade.

Ainda não há previsão de quando o serviço chegará a outras cidades brasileiras atendidas pelo Uber, como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

No mundo, o transporte coletivo foi lançado nos Estados Unidos e atua em mais de 30 cidades na América do Norte, Central, Europa e Ásia.

Veja como funciona:

________________________________________

ASILO ADOTA CÃES VELHINHOS PARA FAZEREM COMPANHIA A IDOSOS
Fonte: Sonoticiaboa

Se existem idosos solitários em asilos, também existem animais igualmente idosos vivendo em abrigos, à espera de um lar e carinho.

Pesando nisso a antiga administração do Lar de Idosos Viva Mais, de Santa Catarina, teve uma ideia genial.

Fez uma parceria com o Canil Abrigo Animal e adotou duas cachorrinhas idosas para viverem no asilo junto com os dezenas de internos.

Além de fazerem companhia, as cachorrinhas Mel e a Mimosa garantiam alegria e ocupação aos idosos, que ficavam responsáveis pelos cuidados com os animais, que geralmente não são adotados por causa da idade.

Nova administração

Mas apesar de a ideia implantada no ano passado ser ótima, este ano tudo mudou.

O Lar de Idosos Viva Mais ganhou novos administradores, que tiraram as cachorrinhas dos idosos e doaram para duas famílias – informou ao SóNotíciaBoa um dos responsáveis pelo asilo, que não vamos identificar.

Segundo ele os animais foram doados em janeiro. Uma pena.

Mas a ideia continua valendo, e pode ser copiada por tantos asilos espalhados pelo Brasil.

Por isso decidimos contar a história aqui.
________________________________________

PESSOAS COM MAIS DE 40 'TÊM MELHOR DESEMPENHO SE TRABALHAREM 3 DIAS POR SEMANA'
Fonte: BBC Brasil

Pessoas com mais de 40 anos têm melhor desempenho profissional se trabalharem apenas três dias por semana, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira na Austrália.

Economistas da Universidade de Melbourne analisaram os hábitos laborais de 3 mil homens e 3,5 mil mulheres com mais de 40 anos, comparando-os com resultados de testes de capacidade cerebral.

Os acadêmicos concluíram que o trabalho em tempo parcial mantém o cérebro estimulado e evita exaustão e estresse. E pedem que isso seja levado em consideração pelos diversos países em que a idade mínima de aposentadoria tem sido elevada.

Capacidade cognitiva

O estudo usou dados de um censo australiano conduzido pelo Instituo de Economia Aplicada e Pesquisas Sociais, também ligado à Universidade de Melbourne.

Participantes fizeram testes em que liam palavras em voz alta, recitavam listas de números de trás para a frente e precisavam ligar letras a números com limite de tempo.

Em termos gerais, participantes que trabalhavam por cerca de 25 a 30 horas por semana tenderam a obter os melhores resultados.

"O trabalho pode ser uma faca de dois gumes. Estimula a atividade cerebral, mas, em longas horas e em uma série de funções pode causar fadiga e estresse, o que pode potencialmente danificar as funções cognitivas", escreveram os pesquisadores.

Colin McKenzie, um dos economistas envolvidos, disse que trabalhar longas horas era mais prejudicial ao cérebro do que ficar sem trabalhar - pessoas trabalhando cerca de 60 horas por semana apresentaram atividade cognitiva menor do que pessoas desempregadas. No entanto, trabalhar menos de 25 horas também causou redução de habilidade cognitiva.

Não houve grandes diferenças entre homens e mulheres em termos de número ideal de horas de trabalho. McKenzie pediu mais estudos para avaliar impactos da jornada de trabalho na saúde das pessoas.

Para os pesquisadores, a carga horária laboral ideal pode variar em diferentes países.

"A Austrália, por exemplo, tem quatro semanas de férias anuais, algo maior que o Japão (que tem 10 dias)".
________________________________________

ULTRASSOM QUE DESTRÓI TUMORES CHEGA AO BRASIL: CÂNCER
Fonte: Sonoticiaboa

Chegou a São Paulo um ultrassom israelense que destrói tumores.

O serviço foi inaugurado nesta terça-feira, 14/4, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Ices).

O serviço de ultrassom – com ondas sonoras de alta frequência que o ouvido humano é incapaz de escutar – serve para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia.

O novo equipamento estará disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como

Apesar do efeito do ultrassom em tumores já ser conhecido, o novo equipamento consegue focar até mil feixes em um único ponto – com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética.

Com o calor, as células cancerígenas são queimadas, sem que o aumento de temperatura afete os tecidos saudáveis vizinhos.

Único na América Latina, o aparelho é de tecnologia israelense e custou R$ 1,5 milhão.

Tratamento

Segundo Marcos Roberto de Menezes, diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp, seis mulheres já foram atendidas com sucesso para casos de miomas – tumores benignos, de tecido muscular e fibroso, conhecidos por afetar o útero.

A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário”Marcos Roberto de Menezes, diretor doesto de diagnóstico por imagem do Icesp.

O diagnóstico por imagem permite conhecer as áreas onde estão os miomas.

Após definir os pontos que serão destruídos pelo calor, os médicos começam a disparar as ondas sonoras em pequenos pontos dos tumores. Cada pulso demora apenas alguns segundos.

Vários são necessários para queimar uma área inteira. Toda a operação pode levar até, no máximo, 2 horas.

O ultrassom eleva a temperatura das células cancerígenas até 80º C.

“Esse calor destrói qualquer tipo de célula”, diz Marcos. “A grande vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, a técnica é muito precisa, só ataca o que é necessário.”

Quem pode?

O tratamento, no entanto, não serve para qualquer paciente. Um estudo anterior precisa ser feito para saber quem pode passar pelo ultrassom.

“Dois fatores que são levados em conta na escolha das pacientes são o local do tumores e o tamanho deles”, explica o médico do Icesp.

A técnica dispensa o uso de anestésicos. “As pacientes ficam conscientes durante toda a operação, recebem apenas sedativos”, explica Marcos.

Segundo o médico, o procedimento não causa dor intensa. “As pacientes costumam reclamar de dores parecidas com cólicas menstruais, mas isso somente durante o exame.”
________________________________________

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, EXÍMIA E LAÇO ROSA LANÇAM CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE CABELOS
 
Atriz Alexandra Richter é a embaixadora da campanha #fortalizese

#fortalizese pretende resgatar a beleza e autoestima de pacientes com câncer
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com Exímia, anuncia uma campanha que promete mobilizar o país por uma causa nobre: estimular a doação de cabelos para mulheres em tratamento de câncer, contribuindo para elevar sua autoestima e, ainda, conscientizar toda a sociedade. A ação, batizada de #fortalizese, conta com a força da Fundação Laço Rosa, pioneira neste tipo de iniciativa solidária, e tem a atriz Alexandra Richter como embaixadora da campanha.

A campanha #fortalizese começou a ser idealizada em 2015 pelo Laboratório FQM Farmoquímica, com a parceria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e foi apresentada internamente aos colaboradores da FQM no início deste ano.

Para Gabriel Gontijo, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a instituição cumpre suas finalidades com mais um projeto social que procura melhorar a autoestima de pacientes em tratamento de câncer e finaliza fazendo um convite: "Abrace esta causa, doe seus cabelos e sinta-se mais bonita por dentro".

As doações, para essa iniciativa pioneira, podem ser feitas a partir de uma plataforma online que gera um código e, assim, o doador poderá rastrear suas madeixas até que elas cheguem a Fundação Laço Rosa. Outras informações sobre a doação e coleta estão disponíveis no site: www.fortalizese.com.br

"Alinhada com os princípios sociais da Companhia, a campanha #fortalizese, junto com a SBD e a Laço Rosa, visa beneficiar pacientes em tratamento do câncer e reforçar o compromisso da empresa com a consciência pela vida", relata Fernando Itzaina, presidente do Laboratório FQM Farmoquímica.

A escassez de profissionais capacitados para a confecção das perucas fez com que a campanha #fortalizese apoiasse o projeto Força na Peruca, liderado pela Fundação Laço Rosa. O projeto visa formar novos profissionais, de comunidades carentes, para a confecção de perucas. "Esse é um programa nacional inédito, que envolverá todas as pontas — paciente, doador, sociedade civil e privada", comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros.

Ajude a fortalecer a autoestima de pacientes com câncer fazendo uma doação e compartilhando essa causa #fortalizese.

Informações para a imprensa:
APPROACH COMUNICAÇÃO
(21) 3461-4616
Cláudia Rocha ([email protected]) R. 191
Bianca Gomes Sallaberry ([email protected]) R. 164 | (21) 99494-3272
Fabiana Guimarães ([email protected]) R. 187 | (21) 99476-4050
www.approach.com.br

FSB Comunicação
Rogéria Lemos
(21) 2217-6522 | 99769-2066
[email protected]

________________________________________

MERCADO QUE DOAR ALIMENTO APROVEITÁVEL PAGARÁ MENOS IMPOSTO
Fonte: Sonoticiaboa

Olha que ideia fantástica!

Depois da França, agora é a vez da Itália pressionar os supermercados e outras empresas para doar alimentos desperdiçados a entidades que alimentam pessoas com fome.

O país está mudando suas leis para oferecer incentivos a empresas que fizerem doação.

Supermercados, bares e restaurantes que se inscreverem receberão desconto nas taxas de coleta de lixo, em troca de contribuir para a distribuição de alimentos. Nada de multar!

História

A França aprovou uma lei no ano passado que multa supermercados que jogam fora restos de comida aproveitáveis.

Os ativistas franceses que pressionaram pela aprovação da lei querem estender a mudança para toda a União Europeia.

O país já se recupera mais de 600 milhões de toneladas de alimentos não utilizados por  ano.

Já os italianos ainda jogam $ 13 bilhões em alimentos por ano – grande parte deles com prazo de validade vencido, mas ainda bons para consumo.
________________________________________

MULHERES PRECISAM DORMIR MAIS DO QUE OS HOMENS: SABE POR QUE?
Fonte: Revista Crescer

Uma pesquisa feita no Centro de Pesquisa do Sono, na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, comprova que as mulheres realmente precisam dormir mais do que os homenms.

E existe uma explicação para isso: as conexões cerebrais.
 
Segundo o estudo, as mulheres precisam de mais tempo de sono do que seus parceiros por conta da tendência delas de conciliarem várias tarefas simultâneas durante o dia.

“O cérebro das mulheres é ligado de maneira diferente, de modo que a sua necessidade de sono será um pouco maior. As mulheres tendem a ser multitarefas e, assim, acabam exigindo mais da capacidade do cérebro do que os homens”, explica o professor Jim Horne, um dos autores da pesquisa.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram 210 homens e mulheres de meia idade e descobriram que as mulheres que dormem menos têm mais problemas de saúde do que os homens.

Ainda segundo os resultados do estudo, as consequências negativas de uma noite mal dormida também são mais presentes nas mulheres.

“Para as mulheres, o sono de má qualidade está fortemente associado ao nível de estresse psicológico e aumento de sentimentos de hostilidade, depressão e raiva”, esclareceu o professor.
________________________________________

GELADEIRAS VIRAM BIBLIOTECAS EM PRAÇA PÚBLICA: LIVROS DE GRAÇA
Fonte: Sonoticiaboa

A comida nutre o corpo. Os livros, a alma.

Imagine então geladeiras cheias de livros, colocadas em praças públicas, para que qualquer pessoa possa mergulhar na magia da leitura, gratuitamente.
 
A ideia é do produtor cultural e videoartista Lucas Rafael, baiano de 31 anos, que instala o eletrodoméstico grafitado por amigos em espaços públicos do Guará II, cidade a 25 km do Congresso Nacional, no Distrito Federal.

A intervenção artística estimula também doação de obras.

Até agora, existem três geladeiras expostas – desligadas, é claro – para o projeto que tem um nome inusitado: “Refresque Ideias – Geladeira do livro”.

Lucas Rafael diz que os livros infantis dominam as geladeiras e que as comunidades nos locais de instalação criaram afeto pelo projeto. “Inclusive, um senhor todas as manhãs varre os arredores da geladeira”.

Vandalismo

No meio do ano passado, duas geladeiras na QE 17 e QE 32 no Guará foram depredadas. Os livros foram jogados no chão e as portas arrancadas. Mas Lucas não se abate.

Com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura, que disponibilizará os refrigeradores, o produtor cultural espera ter geladeiras em mais sete cidades: Areal, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Taguatinga e Sobradinho.

Outro apoio vem do Bazar das meninas, sarau organizado por Fernanda Morgani, esposa de Lucas.

O evento é para troca, escambo e consumo sustentável e é realizado em uma praça onde há uma instalação de geladeira.

Devolução

Pega quem quer e devolve quem quiser.

“O projeto nesse sentido tem uma visão bem libertária, você pode pegar o livro e não devolver mais, porque às vezes a pessoa pega aquele livro, e muda a vida dela”, conclui Lucas.________________________________________

INSCRIÇÕES PARA VAGA DE ESTAGIÁRIO IDOSO BATEM RECORDE
Fonte: Jornal O Globo

A agência DMV Comunicação, anunciou uma vaga de “estagiário sênior”, para pessoas com mais de 60 anos.

O presidente da agência, Sérgio Molina, conta que, em menos de uma semana, cerca de 940 pessoas se candidataram para o emprego.

Ele diz que a frase mais presente nas cartas de inscrição – já que a empresa não pediu que fossem enviados currículos – foi “não aguento mais ficar em casa”.

A vaga é inspirada no filme ‘Um Senhor Estagiário’, estrelado por Robert De Niro, em que um idoso disputa uma vaga de estágio num site de moda

Segundo Molina, cerca de 80% dos candidatos afirmaram que, mesmo que não consigam o emprego, só a experiência já vale para mostrar que eles ainda se encaixam no mercado de trabalho.

Selecionados

A fase das inscrições já se encerrou. Cerca de 30 candidatos foram selecionados para a próxima etapa, de dinâmica de grupo, que deve acontecer em breve.

De acordo com Molina, a ideia da agência é usar a experiência de vida da pessoa selecionada.

Esse estagiário vai avaliar as campanhas da agência com olhos de consumidor.

O presidente garante também que o contrato será de seis meses, mas, se o estagiário se sair bem, pode ser contratado.
________________________________________

6 VANTAGENS DE DEIXAR O CELULAR EM MODO AVIÃO QUANDO NÃO SE ESTÁ VOANDO

O modo avião do celular pode ser usado além do momento em que você está em voo, e é uma boa ferramenta para poupar bateria ou interromper o acesso à rede de telefonia. Veja abaixo seis razões e/ou momentos bons para colocar seu aparelho neste modo:

1. Reduz o consumo de bateria
Quando em modo avião, seu celular ou tablet reduz o uso de bateria, e permite, pelo menos, que o usuário veja fotos ou documentos.
Isso é útil quando, por exemplo, se está numa área sem cobertura. Se o telefone perde a conexão, tentará encontrar uma rede, o que fará com que gaste muita bateria.

2. Recarrega mais rápido
Uma maneira de otimizar o tempo para recarregar a bateria é mantê-lo em modo avião.
Deste modo, a conexão Wi-Fi, Bluetooth e GPS estão desligados.

3. Sem sustos no exterior
Uma maneira de evitar o roaming internacional - e possíveis contas astronômicas de celular - é colocá-lo no modo avião.
É possível acionar no celular - mesmo em modo avião - a conexão WiFi. Assim o aparelho utilizará, unicamente, os pontos de conexão Wi-Fi.
Poderá, então, mandar mensagens pelo Whatsapp, ver emails e usar outros apps. Mas não poderá receber mensagens por SMS ou ligações.

4. Evitar a publicidade nos jogos
Muitos jogos não necessitam que o usuário esteja conectado à internet. Assim, o modo avião evitará o recebimento de anúncios - incômodo para alguns.

5. Se você tem filhos...
Ou sobrinhos ou filhos de amigos que jogam em seu aparelho, eles poderão, por acidente, ligar para alguém ou entrar em qualquer outro aplicativo - o que não será possível no modo avião.

6. Evitar distrações
O modo avião desativa aplicativos e, consequentemente, as distrações que eles provocam.
É útil também, durante a noite, pois evita que algum amigo que vive em outro fuso horário, por exemplo, te acorde com um Whatsapp.

________________________________________

CURIOSIDADES

LIMPEZA ECOLÓGICA

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
2 litros de água, 1 sabão caseiro ralado, 1 colher de óleo de rícino, 1 colher de açúcar. Ferva todos os ingredientes até dissolver e engarrafe.

DETERGENTE ECOLÓGICO
1 pedaço de sabão de coco neutro, 2 limões, 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável). Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui e tem valor econômico muito menor que o similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO
Água, Vinagre, Amônia líquida (amoníaco), Bicarbonato de sódio e ácido bórico. Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

DESINFETANTE PARA BANHEIRO
1 litro de álcool (de preferência 70º), 4 litros de água, 1 sabão caseiro, Folhas de eucalipto. Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferva 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto. Engarrafe.

AMACIANTE DE ROUPAS
5 litros de água, 4 colheres de glicerina,1 sabonete ralado, 2 colheres de sopa de leite de rosas. Ferva 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescente mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas. Mexa bem até misturar e depois engarrafe.

PARA LIMPAR JANELAS E ESPELHOS
Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES
Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

PARA AMACIAR AS ROUPAS
Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxague.

PARA LIMPAR O BANHEIRO
Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA
Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

PARA LIMPAR O FORNO
Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FÔRMAS QUEIMADAS
Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS
Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO
Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA
Misture no balde de limpeza aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume. ________________________________________

DICAS DE SITES/BLOGS

www.thinglink.com/scene/356894836550270976 - Música Clássica.

http://www.cliqueepronto.com.br/ - Através desse portal você pode acessar diversos Sites na Internet.

________________________________________

DICAS DE LIVROS

BRIGAR NUNCA MAIS!
Autora: Taciana Ottowitz
Editora: Mundo Mirim
Brigar nunca mais
mostra como os pequenos leitores podem lidar com os sentimentos e as consequências de cada ato. A obra mostra que é importante falar sobre o que incomoda, sobre raiva, arrependimento, solidão e ouvir como os outros sentem a situação que também é uma forma saudável de aprender a conviver melhor.
A autora brasileira Taciana Ottowitz narra em frases curtas e com expressivas ilustrações as fases da briga, desde a provocação até a reconciliação, com todos os sentimentos envolvidos nela. E ensina os pequenos leitores que mesmo sendo difícil viver sem brigar, é importante ficar em paz e aprender a respeitar as opiniões do próximo.
________________________________________

A ARTE DE PERDOAR
Autora: Maurício Zagari
Editora: Mundo Cristão

O que é o perdão? Segundo o dicionário, significa ação de se livrar de uma culpa, de uma ofensa ou de uma dívida. Ainda segundo o conceito popular, perdoar não é esquecer, e é daí que vem a famosa frase “perdoo mas não esqueço!”. Mas, honestamente, será que somos capazes de esquecer o mal cometido contra nós? Podemos remover os fatos de nossa mente e apagar completamente a dor emocional? E se perdoarmos e formos novamente traídos e magoados?
É possível tratar sobre perdão de forma superficial, mas, perdoar alguém é algo muito mais profundo e pode afetar até mesmo a saúde. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, em San Diego, pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a sofrer mudanças na pressão arterial. A pesquisa publicada no Journal of Biobehavioural Medicines sugeriu que o perdão poderia ter menor reatividade a eventos estressantes e menos impacto físico*.
Sabendo então da dificuldade com que as pessoas têm de liberar perdão e como isso afeta e acarreta sérias complicações para as suas vidas, Maurício Zágari, fundador do blog Apenas 1, resolveu abordar o assunto. Em Perdão Total – Um livro para quem não se perdoa e para quem não consegue perdoar, o jornalista e teólogo, fala sobre a prática do perdão:
Pode parecer óbvio, mas um olhar sincero para a realidade da vida nos mostra que muitos têm enorme dificuldade de se perdoar... Por outro lado, é possível perceber como é grande a quantidade de pessoas que simplesmente não conseguem perdoar pecadores arrependidos...
Ao longo do livro, Maurício fala sobre a dificuldade do ser humano, não apenas de perdoar ao próximo, mas de perdoar a si mesmo. Analisa casos de pessoas que se arrependeram do erro, mas ainda se sentem perseguidas pelas falhas do passado. E ainda anima quem acha que cometeu algum erro que não pode ser perdoado por alguém.
Perdão Total - Um livro para quem não se perdoa e para quem não consegue perdoar chega como auxílio para que todas as pessoas experimentem essa ação libertadora e encontrem o caminho para uma vida mais feliz, livres do peso do passado.

Pesquisa em diversos Sites
Colaboração de "Velhos Amigos"
Supervisão: Maria de Lourdes Micaldas
Webdesigners e pesquisadoras: Lika Dutra e Netty Macedo

Para acessar matérias anteriores clique na caixa abaixo.



Qual a sua opinião sobre esta matéria?
Envie suas críticas e sugestões.

Clique aqui

Deseja enviar esta página para um
"Velho Amigo"?

Clique Aqui